MDN supera metas do Recenseamento Militar 2024

MDN supera metas do Recenseamento Militar 2024

Dados sobre a 27a campanha do Recenseamento Militar, que decorreu de 02 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2024, indicam a superação da meta planificada em 127%, segundo o balanço apresentado esta segunda-feira, 11 de Março, em conferência de imprensa, pelo Director Nacional de Recursos Humanos do Ministério da Defesa Nacional, Jorge Delfim Leonel.

Segundo Jorge Delfim Leonel, o êxito alcançado pelo Ministério da Defesa Nacional neste processo deve-se, por um lado, ao empenho dos Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização (CPRM) e, por outro, do engajamento da juventude na elevada consciência sobre a necessidade de ter a situação militar regularizada, do trabalho dos governos locais e da comunicação social.

Durante o período em referência, do planificado de 221.141 jovens, foram recenseados em todo o território nacional e na diáspora,280.878 Mancebos, o correspondente a uma execução de 127%, sendo 177.524 do sexo masculino e 103.354 do sexo feminino, distribuídos pelos Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização.

De acordo com os dados obtidos no processo, em termos percentuais todas as províncias superaram as metas planificadas.

Comparativamente a igual período do ano passado (2023), registou-se uma subida na ordem de 1.70% em função da meta estabelecida de 221.141 jovens para o presente ano, uma vez que tinham sido recenseados 278.035 Jovens de ambos sexos.

Não obstante a estes resultados positivos sobre a campanha de Recenseamento Militar edição 2024, a Lei prevê um período de prolongamento de 30 dias durante o mês Março para permitir que os cidadãos que por diversas razões não tenham regularizado a sua situação militar, o possam fazer.

Assim sendo, o Ministério da Defesa Nacional apela a todo cidadão que não tenha efectuado o Recenseamento Militar no período previsto por Lei, a fazê-lo nos Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização ou na missão diplomática ou consular da área de residência, até o dia 31 de Março de 2024.

Refira-se que o Recenseamento Militar decorre, anualmente, em cumprimento da Lei de Serviço Militar, em todo o território nacional e nas Missões Diplomáticas e Consulares no estrangeiro, com o propósito de obtenção de informação de cidadãos de ambos os sexos, com idade de início das obrigações militares.


Imprimir   Email