Ministério da Defesa Nacional satisfeito com os resultados alcançados

Ministério da Defesa Nacional satisfeito com os resultados alcançados

Recenseamento Militar – 2023

Os resultados alcançados na vigésima sexta Campanha do Recenseamento Militar, que decorreu de 03 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2023, em todo o território nacional, com objectivo de obter informação de cidadãos de ambos sexos, com idade de início das obrigações militares, satisfazem o Ministério da Defesa Nacional.

Na campanha do presente ano, 2023, que decorreu sob o lema: “Recenseamento Militar, promovendo a cidadania e inspiração de jovens para a Defesa Nacional”, o sector tinha como meta recensear 221.141 mancebos, nascidos no ano de 2005, mas também abranger a todo o jovem que, nos anos anteriores, por alguma razão não tenha recenseado, desde que não tivesse ultrapassado os 35 anos de idade.

Durante nove semanas de trabalho, o Ministério da Defesa Nacional, através dos Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização recenseou, em todo o país, 278.035 mancebos, o que corresponde a uma execução na ordem dos 125.73%. Deste numero, 178.742 mancebos são do sexo masculino e 99.293 do sexo feminino.

Para Jorge Delfim Leonel, Director Nacional de Recursos Humanos no Ministério da Defesa Nacional, o sucesso alcançado no processo deve-se, por um lado, ao empenho dos Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização que criaram postos de recenseamento em todos os distritos, conselhos autárquicos, localidades e postos administrativos, e por outro, o engajamento da juventude por sua elevada consciência cívico-patriótica, sobre a necessidade de ter a situação militar regularizada.

O dirigente enalteceu ainda o empenho dos governos provinciais, das associações juvenis e o trabalho desenvolvido pelos órgãos de Comunicação Social na divulgação do processo.

O período regular para a campanha de Recenseamento Militar chegou ao fim, no entanto, a lei prevê que os cidadãos que por diversas razões não tenham regularizado a sua situação militar, o possam fazer durante os 30 dias do mês de Março. É nesta senda, que o Ministério da Defesa Nacional apela a todos jovens que ainda não se tenham recenseado, a fazê-lo nos Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização da sua área de residência até o dia 31 de Março de 2023.

 

 


Imprimir   Email