Reforçada fiscalização marítima com mais uma lancha multifuncional

Previous Next

 

A Marinha de Guerra de Moçambique recebeu do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América uma lancha rápida multifuncional, que vai reforçar a capacidade de fiscalização nas aguas moçambicanas.

Trata-se de uma embarcação de múltiplas missões de intercepção (Multi Mission Interceptor – MMI), com uma autonomia de navegabilidade de 250 milhas náuticas, correspondente a 495 quilómetros, com capacidade de levar a bordo até 15 tripulantes.

A nova embarcação de patrulha oferecido pelo governo dos Estados Unidos da América, no âmbito da cooperação bilateral entre Moçambique e o governo americano, vai reforçar os meios operacionais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, em especial ao Ramo da Marinha de Guerra de Moçambique, no combate aos crimes marítimos, tais como pirataria marítima, trafico de drogas, de armas e de pessoas, pesca ilegal, entrada não autorizada nas fronteiras marítimas, entre outros.

De acordo com o Secretario Permanente do Ministério da Defesa Nacional Casimiro Mueio, a embarcação irá contribuir para o cumprimento cabal das missões da Marinha de Guerra no teatro operacional, que vem se tornando cada vez mais desafiante, com ocorrências de cariz diversificados.

“Recebemos esta embarcação num momento especial, em que as operações no Teatro Operacional Norte decorrem de forma satisfatória, como resultado das acções conjuntas das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, e das Forças amigas do Ruanda e da SAMIM, onde a Marinha de Guerra de Moçambique tem desempenhado um papel crucial.” acrescentou Casimiro Mueio.

Para o embaixador dos Estados Unidos de América, Perter Vrooman, esta embarcação vai aumentar a segurança marítima e permitir que as forças navais moçambicanas respondam com eficácia os desafios e ameaças cada vez mais complexas.

Moçambique e o governo dos Estados Unidos têm trabalhado juntos na área de defesa, dando formação e capacitação as forças armadas de modo a garantir a defesa da integridade territorial do país.

 

 

 


Imprimir   Email