Do 34° Curso - de Fuzileiros Navais

Do 34° Curso - de Fuzileiros Navais

As forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) contam desde Julho de 2021 com mais efectivo de Praças Fuzileiros Navais.

A cerimónia de imposição de boinas foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, na Escola de Fuzileiros Navais em Katembe, cidade de Maputo.

Numa parada militar de oficiais superiores, subalternos, sargentos e praças, o titular da pasta de defesa disse aos finalistas que,"Moçambique não é, e nunca deverá ser o paraíso para acções terroristas, a agressão externa que o país está a ser alvo não deve ter espaço para prosperar no nosso território. As boinas que foram impostas constituem a indicação clara que estão mais do que preparados para cumprir qualquer missão, em benefício do nosso país”.

Jaime Neto apelou ainda "para que durante as missões desenvolvam relações sãs, junto da população, pois, é esta que juramos proteger. Apesar de alguns terroristas usarem nosso fardamento para perpetuar acções macabras que depois são atribuídas às FADM, o que deve vos diferenciar daqueles é a forma como devem tratar e defender a nossa população, não dêem espaço para que vos confundam com aqueles criminosos, que violam os direitos humanos e humanitários pois, a diferença é clara, aqueles matam a população, enquanto vocês protegem".

Na mesma senda, o Comandante-adjunto da Escola de Fuzileiros Navais, o Capitão-de-Fragata Amaral da Silva, no seu discurso instou aos finalistas a implementarem no dia-a-dia, o que aprenderam naquele estabelecimento de ensino militar. Os resultados desta aplicação prática devem reflectir-se no nível de defesa das FADM, mantendo-se a referência de qualidade e disciplina que sempre caracterizou os Fuzileiros Navais, o eco sempre presente "Fuzileiros uma vez, Fuzileiros para sempre".  

Falando à nossa à nossa reportagem, a finalista Lúcia Mário Rubi disse que não foi fácil mas com garra conseguiu, sente-se satisfeita por ter conquistado a boina. Por sua vez, Bilton Alexandre Marengula, agradece às FADM em especial à Escola de Fuzileiros Navais por mais um aprendizado, promete colocar em prática tudo que aprendeu em prol da defesa da pátria. “Fui premiado como um dos melhores, não esperava mas devido ao esforço consegui", concluiu Marengula.


Imprimir   Email