𝐏𝐑 𝐜𝐨𝐧𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐥𝐚 𝐬𝐚𝐫𝐠𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐬𝐮𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐧𝐨 𝐓𝐞𝐚𝐭𝐫𝐨 𝐎𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥

Previous Next

 

O Presidente da Republica e Comandante–Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, congratulou os sargentos, recentemente, formados na Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique “General do Exército Alberto Joaquim Chipande” (ESFA), por terem contribuído, enquanto tirocinantes, para o sucesso de várias missões no Teatro Operacional Norte.

Filipe Nyusi que falava durante a cerimónia de encerramento do 13o Curso de Formação de Sargentos e 4o Curso Complementar de Formação de Sargentos dos quadros permanentes, na ESFA, distrito de Boane, província de Maputo, destacou o papel deste grupo de sargentos que enquanto estagiavam no TON contribuíram para o sucesso da missão que culminou om o assalto e ocupação da base terrorista de Catupa.

“Agrada-nos que durante a vossa formação tenham realizado tirocínio no Teatro Operacional Norte, o que nos transmite maior confiança de que viveram o som do tiro real e o cheiro da pólvora em combate. Este grupo deu alegrias ao país depois das Forças Especiais terem assaltado a base de Catupa, foram vocês que ocuparam e mantiveram firme até hoje “. Disse o Presidente da Republica.

Para o Comandante–Chefe das FDS, este facto mostra que os sargentos formados na ESFA estão preparados para enfrentar o inimigo em quaisquer circunstâncias, bem como para comandar em situações de conflitos armados.

Filipe Nyusi, insta aos sargentos do 13o Curso de Formação de Sargentos e 4o Curso Complementar de Formação de Sargentos dos quadros permanentes a aprimorar a disciplina e o aprumo nas unidades e subunidades que estiverem afectos, inspec cionando os seus militares e os equipamentos colocados a disposição da tropa, aconselhando para o seu uso devido.

Durante a formação militar, os sargentos receberam treinamento tendo em conta os desafios actuais do sector de defesa, que passa por combater e erradicar o terrorismo na província de Cabo Delgado. Nesta senda, foram capacitados tendo em conta as novas formas de actuação do inimigo que opera em pequenos grupos em zonas geograficamente distantes.

Por sua vez, o Comodoro Zefanias Mambirisse, Comandante da ESFA, garante que os sargentos formados na instituição que dirige estão prontos para servir a pátria moçambicana em quaisquer missões que lhes for confiada pelo Estado.

Durante a cerimónia de encerramento os graduados desfilaram na parada em marcha lenta e ordinária.

 

 

 


Imprimir   Email