𝐌𝐨𝐜̧𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐞 𝐙𝐚̂𝐦𝐛𝐢𝐚 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐚𝐦 𝐜𝐨𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐧𝐨 𝐝𝐨𝐦𝐢́𝐧𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐃𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚 𝐞 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚

Previous Next

 

Moçambique e Zâmbia acordaram na última quarta-feira (16 de novembro de 2022), em Lusaka, durante a 11ª Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, trabalhar em colaboração nos setores de Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado, para fazer enfrentar os crimes transnacionais que concorrem para inviabilizar o desenvolvimento dos Estados.

Nesta senda, os dois países que compartilham fronteira, laços históricos e culturais, prometem maior coordenação no combate aos crimes transfronteiriços, tais como o terrorismo, migração ilegal, tráfico de seres humanos e de drogas, caça furtiva, contrabando de minerais, crimes ambientais e outros crimes que apoquentam os dois países, a região Austral e a África no geral.
A colaboração entre os dois países do domínio de defesa e segurança será feita através da partilha de informações, da formação que permitirá maior especialização e aprimoramento dos meios humanos e materiais dos setores.
A Sessão Ministerial da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança entre Moçambique e Zâmbia foi co-presidida pelo Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume e pelo Ministro da Defesa da Zâmbia, Lwiji Lufuma.
Moçambique e Zâmbia têm vindo a testemunhar um novo impulso nas relações de cooperação bilateral, tendo em vista o bem-estar dos povos das duas nações. Para o dirigente moçambicano, as Forças de Defesa e Segurança têm a tarefa de acompanhar esta dinâmica, garantindo que os programas acordados bilateralmente e os definidos internamente sejam executados num ambiente de segurança.
Para que tal seja possível, é importante que Moçambique e Zâmbia aprimorem a capacidade de atuação diante de todo tipo de manifestações suspeitas e de cariz transnacional, que configuram ameaças ao curso normal dos dois países.
O Ministro da Defesa Nacional reiterou o comprometimento de Moçambique na busca de soluções duradouras de paz e estabilidade nos países da região Austral de África.
Por sua vez, o Ministro da Defesa da Zâmbia, Lwiji Lufuma, mostrou-se satisfeito pelo facto dos dois países se comprometerem não apenas a melhorar as relações, mas também a trabalhar em colaboração para a procura de soluções viáveis ​​às ameaças que minam a segurança dos dois estados.
Durante a 11ª Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança Moçambique Zâmbia, os representantes dos dois países avaliaram o grau de implementação das decisões acordadas na sessão anterior, de 2018, que se realizou em Bilene, onde constataram com satisfez a realização de algumas actividades acordadas.

 


Imprimir   Email