Para o combate ao coronavírus

Para o combate ao coronavírus

A República Popular da China, através do seu Ministério da Defesa Nacional, fez no início de Junho de 2021, em Maputo a doação de 60 mil doses de vacina para a imunização contra a pandemia da Covid-19 nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Trata-se de uma acção concreta da parte chinesa para cumprir o compromisso solene prestado pelo presidente Chinês Xi Jin Ping, no sentido de fazer da vacina contra a covid–19 um bem público global, mostrando a amizade inquebrável entre os dois estados e duas forças armadas.

O acto teve lugar na Base Aérea de Mavalane em Maputo, onde o Ministro da Defesa Nacional, Jaime Bessa Neto, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago e o Embaixador da República Popular da China acreditado em Moçambique, Wang Hejun fizeram o testemunho da cerimónia.

Estavam presentes na cerimónia a directora nacional de Saúde Militar, Águeda Duarte, o Adido Militar da Embaixada da China em Moçambique, Zhou Zhe, oficias superiores, subalternos, sargentos e praças das FADM.

 O Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, no seu discurso disse que, "as vacinas que acabamos de receber irão garantir a imunização do efectivo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, permitindo, deste modo, que a nossa tropa esteja em condições de cumprir cabalmente as missões atribuídas, e particularmente no combate às incursões armadas dos terroristas na província de Cabo Delgado e da Junta Militar da Renamo, nas províncias de Manica e Sofala. Aliás, só com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique saudáveis, é que podemos cumprir com a nossa missão de defesa da soberania e integridade territorial".


Imprimir   Email