Moçambique e União Europeia satisfeitos com a Missão Militar de Formação

Moçambique e União Europeia satisfeitos com a Missão Militar de Formação

Moçambique e União Europeia (UE) avaliam positivamente a Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM), projecto lançado em 2021, com objectivo de treinar Forças de Reação Rápidas (QRF) das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) para fornecer uma resposta mais eficiente e eficaz no combate ao terrorismo, através de formação e reforço de capacidades.

A apreciação foi feita esta quinta-feira, 29 de Fevereiro, em Maputo, durante o encontroentre o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume e o Comité Politico e de Segurança (COPS) da UE, presidido pela embaixadora na UE, Delphine Prank.

Durante o encontro de alto nível entre o dirigente do pelouro da Defesa e o COPS da UE, para além de partilhar resultados dos esforços deste apoio através da EUTM e passar em revista a situação de segurança de Moçambique, que continua estável, não obstante a persistência de focos de incursões terroristas em algumas aldeias dos distritos de Macomia, Quissanga, Ancuabe e Chiure, as partes manifestaram a continuidade da EUTM nos próximos anos.

"Naturalmente que o programa vai continuar, pois as forças que estão no terreno precisam ser refrescadas. Quando se treina, vai-se ao terreno, enfrenta-se uma situação, partilha-se as lições vividas, de modo que se possadelinear novas estratégias de actuação", disse Cristóvão Chume.

O Ministro da Defesa Nacional manifestou perante a delegação da UE a necessidade de incluir no pacote de apoio de combate ao terrorismo, o fornecimento deequipamento militar letal, de modo a fortalecer as capacidades operacionais das companhias formadas.


Imprimir   Email