MDN quer de graduados a garantia da segurança nacional

MDN quer de graduados a garantia da segurança nacional

MDNO Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, instou na última sexta-feira, 08 de Março de 2024, no distrito Nacala-Porto, província de Nampula, aos graduados dos cursos militares e a todos os membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), a aplicar os conhecimentos adquiridos nas diferentes especialidades de formação e de intercâmbio e por via disso, manter-se vigilantes e dedicados na missão de garantia da segurança nacional e promoção do ambiente de progresso e prosperidade do país.

O titular da pasta de defesa falava no acto de Encerramento do 30° Curso de Comandos e do 2° Curso de Reciclagem da Polícia Militar, e Abertura do Ano Lectivo Operacional, Desportivo e Cultural 2024.

Para o governante, o desenvolvimento e a segurança nacionais constituem elementos fundamentais para a continuidade de Moçambique, como nação e devem igualmente nortear as acções das FADM.

Em outro desenvolvimento, Chume afirmou esperar das FADM o cumprimento integral da Directiva dos Planos Operacionais para o presente ano lectivo e exortou a continuarem a assegurar a defesa militar do solo pátrio, sendo uma força credível e de elevada prontidão ao serviço do país e dos moçambicanos.

CEMGDurante o seu discurso, o Ministro da Defesa Nacional, enalteceu o esforço abnegado dos membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS), quer as Forças do Ruanda e da SAMIM, no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

Por seu turno, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Joaquim Mangrasse comprometeu-se a garantir que todos núcleos básicos das actuação das FADM consigam ter um treino individual e colectivo, por forma a manter os níveis de operacionalidade credíveis e continuar a contribuir na edificação das FADM, por forma a empregar e garantir a segurança às populações, principalmente em Cabo Delegado, respeitando as suas propriedades e direitos humanos, esperando igualmente, o seu apoio na identificação dos terroristas.

Imprimir