Patrício José insta Jovens a afluírem aos postos de Recenseamento

O recenseamento Militar é um processo que visa obter informações de todos os cidadãos que atingem, em cada ano, a idade do início das obrigações militares, ou seja, todos os cidadãos de ambos os sexos que completam 18 anos de idade até 31 de Dezembro de cada ano..

Para o ano civil de 2020 o processo de recenseamento arrancou a dois de Janeiro, com o término previsto para 29 de Fevereiro, mas o lançamento oficial foi no dia 10 de Janeiro, e o local escolhido foi o Distrito de Jangamo, na província de Inhambane.

Na ocasião, o Vice-Ministro do pelouro da Defesa, Patrício José instou os jovens moçambicanos a aderir o recenseamento militar, pois o processo constitui um importante instrumento de promoção de unidade nacional, mas também cria oportunidades para os jovens afirmarem-se profissionalmente.

Acrescentando, Patrício José exortou aos pais, encarregados de educação, familiares, professores e a sociedade em geral a contribuírem no processo, ajudando a expandir e esclarecer a informação para os mais jovens, porque só assim a campanha poderá alcançar o devido sucesso.

Por outro lado, Daniel Chapo, Governador da província de Inhambane, comprometeu-se a cumprir a meta atribuída para a sua província, que passa por recensear um pouco mais de 80 mil jovens. Comprometimento que foi reforçado por Essau Maela, do Conselho Provincial da Juventude de Inhambane.