Fragata indiana atraca nas águas de Maputo

Uma embarcação proveniente da República da índia, atracou recentemente nas águas do território nacional, concretamente na baía de Maputo.
A recepção da visita do navio da Marinha de Guerra indiana, designado por Darkár, foi presidida pelo Vice-ministro da Defesa Nacional, Patrício José.

As comemorações de quinquagésimo quinto aniversário do Desencadeamento da Luta de Libertaçao Nacional e dia das Forças A rmadas de Defesa de Moçambique, foram igualmente, marcadas pela visita da força marinha de Guerra da índia, com a atracagem em Maputo, da Fragata daquele país do continente asiático.

O marco não passou despercebido aos olhos de Vice-ministro da Defesa Nacional, Patrício José, que na sua breve intervenção durante a recepção da visita da embarcação, afirmou que “a visita da Fragata da Marinha de Guerra da República da índia coincide com a comemoração do quinquagésimo quinto aniversário da fundação das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que anualmente comemora-se no dia 25 de Setembro, dia de desencadeiamento da Luta Armada de Libertacao Nacional que culminou com a victoria e proclamada da independência naconal, aos 25 de Junho de 1975″, elogiou.

Mas o número dois do pelouro da Defesa nacional, deixou claro, que a presença daquela embarcação irá potenciar os militares do ramo da Marinha de Guerra de Moçambique de uma diversidade de conhecimentos em vários domínios no tocante área de navegação marítma.

Aliás, é por isso que durante a permanência do navio indiano nas águas da baía da capital do país, os marinheiros índios irão dentre outras actividades desenvolver um leque de acções de formação direccionadas aos militares do ramo da Marinha de Guerra de Moçambique.

Com efeito, está em curso no porto de Maputo, o treinamento da força marinha do nosso país, sobre matérias de domínio das operações desencadeadas no mar. Paralelo a esta formação, a força naval da índia, irá igualmente desenvolver actividades de cariz humanitária, onde efectuará uma escalada de visita a uma casa de idosos.

A presença da embarcação designada Darkár no território nacional, resulta do quadro da cooperação bilateral, exitestente entre Moçambique e índia no domínio da Defesa.

As relações entre os dois países no domínio da defesa, conheceram um notável avanço, desde que os dois Estados abriram uma nova página de cooperação registada no ano de 2016.

Uma das grandes marcas dessa cooperação, foi a presença em Moçambique, de um contigente militar da índia, aquando da ocorrência do ciclone IDAI, que desalojou grande parte a segunda cidade capital do país, Beira zona centro de Moçambique.